terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Não há vagas?

Dezembro chegou e com ele chega o Advento, tempo onde a toda a Igreja se prepara para a vinda do menino Jesus.

Pensando sobre esse tempo me recordei do Natal do ano passado, onde tive a graça de participar da encenação do nascimento do Menino Jesus. Lembro-me que fiz um papel simples de uma das mulheres que recusava estadia a Maria.... Engraçado como no ano passado foi apenas mais uma representação, mas que hoje olhar para essa cena me faz pensar... Quantos NÃOS Maria deve ter recebido antes de finalmente encontrar estábulo onde ela deu a luz a Jesus?

Voltemos à famosa cena: José e Maria fogem para Belém para que Jesus pudesse nascer em segurança. Eles andam por quilômetros e quando chegam na cidade, cansados da longa viagem, vão procurar um local para ficar, descobrem que não há espaço para eles em nenhuma hospedaria... O único lugar disponível é um estábulo sujo e mal-cheiroso...

Acredito que isso seja Advento, um tempo onde Maria está carregando Jesus em seu ventre e passando de casa em casa, batendo na porta de cada coração e perguntando: Eu estou prestes a dar a luz ao Cristo, será que eu poderia me hospedar aqui até ele nascer?

Maria e Jesus não se importam em como está seu coração agora, eles só querem se hospedar nele... Afinal, Jesus nasceu em um lugar sujo, feio, fétido, muito diferente desses lindos presépios que montamos hoje. O Advento é tempo de permitir a entrada de José e Maria em nossas vidas para que, mesmo estando tudo desordenado dentro de nós, eles nos ajudem a preparar um cantinho especial para colocarmos o recém-nascido quando ele chegar.

Jesus poderia ter escolhido qualquer lugar para nascer, mas ele que nascer aí, dentro do seu coração. E então, vamos preparar o nosso “estábulo” para recebê-lo?

Sem mais
Marina

Nenhum comentário: