terça-feira, 30 de setembro de 2008

Jesus não invade nosso território

Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu. Então ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém e enviou mensageiros à sua frente. Estes puseram-se a caminho e entraram num povoado de samaritanos, a fim de preparar hospedagem para Jesus. Mas os samaritanos não o receberam, pois Jesus dava a impressão de que ia a Jerusalém. Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: "Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los?" Jesus, porém, voltou-se e repreendeu-os. E partiram para outro povoado. (Lucas 9, 51-56)

Antes de julgarmos a atitude dos samaritanos de não aceitar Jesus em sua cidade, temos que entender que naquele tempo havia uma rixa muito grande entre samaritanos e judeus que os samaritanos eram humilhados e maltratados pelos judeus a muitas gerações, e como Jesus era judeu, eles não o aceitaram em seu território.

Quantas vezes nós também generalizamos um grupo pela atitude de uma única pessoa? Quantas vezes conheci pessoas que não gostam da igreja por que uma pessoa a magoou lá dentro ou algo assim..

Muito provavelmente os samaritanos do evangelho achavam que Jesus era como os outros judeus e por isso não o aceitaram em sua cidade.

E diante dessa situação os dicipulos queriam se vingar dos samaritanos, mas Jesus, mais uma vez, nos mostra que ele respeita a nossa vontade. Ele poderia muito bem entrar na cidade e ficar alí, mesmo sem a autorização dos samaritanos, mas, mais uma vez ele fez o que diz na passagem "Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele" (Apocalipse 3,19)

A partir da palavra de hj Jesus vem nos ensinar que ele não invade nossos corações, e nem permite que julguemos não o aceita. Ele sonda e espera até o momento certo.

Hoje, permita que Jesus entre na sua cidade, na sua casa, no seu trabalho, na sua família, permita que Jesus faça parte da sua vida. Mesmo que você não confie mais em ninguém pois todos que você confiou até te trairam, saiba que Jesus não é igual a todos os outros "judeus" da sua vida. E ele hoje te manda essa mensagem pedindo autorização para fazer parte de sua vida.

Sem mais
Mari

Nenhum comentário: