sexta-feira, 5 de junho de 2009

Brasil... Um país de todos??

"Panfleto para Parada Gay orienta
como cheirar cocaína"



DANIEL BERGAMASCO
Folha de São Paulo - 08/06/2007

"Impresso em 40 mil exemplares, um panfleto produzido para ser distribuído na 11ª Parada do Orgulho GLBT de São Paulo orienta os participantes sobre o uso de cocaína.

"Para cheirar,
prefira um canudo individual a notas de dinheiro", diz o material, que também traz dicas sobre outras drogas: "Faça uma piteira de papel se for rolar um baseado"; "Compartilhe a droga, nunca o material a ser usado".

A cartilha estampa
o selo colorido do governo federal, aquele do slogan "Brasil - Um País de Todos". O Ministério da Saúde confirma que os dados utilizados no texto são coerentes com a sua política de redução de danos.

Também estão
impressos na cartilha logotipos dos programas contra DST/Aids do governo estadual e da Prefeitura de São Paulo, do Ministério do Turismo e da Embratur. Entretanto, segundo as respectivas assessorias de imprensa, os órgãos não tiveram participação na elaboração do material.

O panfleto que, dobrado em quatro partes, forma uma cartilha de oito páginas-- começou a ser distribuído ontem, durante a Feira Cultural GLBT (sigla para Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros), no vale do Anhangabaú (região central), principal evento paralelo à parada. A distribuição continuará no domingo, quando a parada deverá reunir 3 milhões de pessoas, segundo estimativa dos organizadores.

Regina Fachini, vice-presidente da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo, diz que o objetivo do texto é "alertar para o risco de contaminação durante o uso de drogas, de acordo com dicas do Ministério da Saúde". "É a idéia de redução de danos para afastar riscos de doenças transmissíveis, como a Aids", diz Fachini".

Investigação

O material elaborado pela organização da Parada Gay é criticado pelo delegado Wuppslander Ferreira Neto, do Denarc (Departamento de Investigações sobre Narcóticos), que diz que investigará o evento para checar se existe facilitação ou omissão ao tráfico de drogas.

"O lançamento de um panfleto assim mostra que a parada reconhece que lá vai se usar cocaína e maconha", diz o delegado. "Esse panfleto é uma aberração. É um incentivo ao uso de drogas e ao tráfico, que são crimes. A preocupação em alertar para cuidados de higiene não pode ser maior que a preocupação sobre o uso de drogas."

Médicos infectologistas ouvidos pela Folha divergem sobre a política de "redução de danos". "Particularmente, sou radicalmente contra o uso de droga em si. Não trabalho com hipóteses de redução de danos", diz David Uip.

"O ideal é não usar droga nenhuma, mas a divulgação dos cuidados é positiva para minimizar problemas", diz Hélio Vasconcelos Lopes".

Autoria: Folha de São Paulo


~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Muito interessante isso, ao invés de lutarem CONTRA a droga, nosso governo quer investir na publicidade para o "uso correto dela"? Ah, faça-me o favor! Se eles sabem que vai haver consumo de drogas durante a parada Gay, aumente a fiscalização durante o evento oras!

Redução de danos?? Isso é o mesmo que falar para um estuprador, "ok, estupre, mas use camisinha para não contaminar a moça ta?" A saúde de quem usa a droga continua "boa" (por que a droga por sí só já é um risco a saúde), mas e o resto? Será que hoje em dia, ninguem mais se preocupa com o porque nossos jovens tem buscado tanto a alienação da droga, a ter de viver a realidade?

As drogas acabam com a vida das pessoas que usam e das pessoas que a amam, e o único modo de reduzir os danos é NÃO PERMITIR SEU USO E VENDA e dar mais apoio aos nossos jovens para que eles não precisem da droga!!! MAS ISSO QUE O GOVERNO FEZ É UM ABSURDO!!!!

E pensar que eu pago impostos pra isso... Divulguem essa notícia, o Brasil inteiro precisa ficar sabendo NO QUE nosso governo tem investido nosso tão suado dinheiro, para que nas próximas eleições saibam quem NÃO colocar no poder!

Paz e Bem
Marina

2 comentários:

Thayanne disse...

Um absurdo...
Aliás, estamos vendo absurdos no Brasil e no mundo todo!
Olha o que saiu no blog CDS Cristãos http://cdscristaos.blogspot.com/2009/05/noticias-sopa-de-feto.html

É lá do outro lado do mundo, mas é absurdo mesmo assim!

Mari disse...

nossa
tô chocada...

mas é... aki na universidade q estudo o pessoal tá discutindo a libreação da maconha dentro do campus... pode?

fim de mundo, como dizia meu prof de historia...